top of page

PREPARAÇÃO E CONFECÇÃO DE SOPAS

 

A SOPA - um alimento intemporal, que ao longo de séculos e em muitas civilizações chegou até ao nossos dias com uma enorme importância social e nutricional. Um dos país onde a sopa é uma das iguarias com maior importância na alimentação diária da sua população é Portugal, sendo o maior consumidor de sopa a nível europeu e o terceiro a nível Mundial, depois da China e do Vietname.

​ 

“Alimento composto de caldo, mais ou menos líquido, geralmente com legumes sólidos cortados em pedaços pequenos, que se toma normalmente no princípio da refeição” in Dicionário da Língua Portuguesa

CALDO:​ preparação líquida proveniente da cozedura lenta de pedaços de carne ou ossos, espinhas ou aparas de peixe, legumes, ervas e temperos, muito utilizado no realce de sabor e  base para diversas sopas e pratos. A cozedura deve se iniciada em agua fria, sem sal e quando da 1ª fervura há uma libertação de espuma que deve ser retirada.  Os elementos sólidos são retirados após a cozedura.

CONSOMÊ: um caldo de carne ou de galinha de cozedura prolongada. Depois de pronto é clarificado até se tornar límpido e dourado. A clarificação do consomê faz-se com a adição de claras de ovo batidas quando o caldo está a ferver em fogo muito brando. As claras ao coagular acumulam uma grande parte dos resíduos que se  juntam à superfície do caldo que devem ser retirados de imediato e  passado por um étamine. A guarnição é diversa, podendoser croutons, galinha desfiada, entre ouitros. 

CREMES: são uma sopa cujos ingredientes depois de cozidos lentamente são todos triturados, obtendo uma textura sedosa e cremosa, podendo ser ligadas com gema ou natas.

AVELUDADOS: resultam da junção de farinha de trigo a um caldo de legumes, carne ou peixe.  Na sua base é usado um preparado de culinária simples, embamata ou roux (composto por partes iguais de manteiga clarificada  e de farinha). Pode ser guarnecido com croutons, amendoa torrada

bottom of page