
CARLOS JOÃO DE OLIVEIRA BARATA
" É o labor incansável dos miseráveis que proporciona a abundância dos mais ricos."
de EÇA de QUEIRÓS em " A Cidade e as Serras "
COZINHA / PASTELARIA - PLANEAMENTO, PRODUÇÃO E MISE-EN-PLACE
BRIGADA DE COZINHA
O sistema de brigada foi instituído por Escoffier para agilizar e simplificar o trabalho nas cozinhas de hotéis. O leque clássico de posições em uma brigada é composto por:
O chef (chef de cuisine ou chef executivo) é responsável por todas as operações da cozinha, incluindo os pedidos, a supervisão de todas as praças – áreas da cozinha: assados, frituras, molhos, etc; cada praça tem um chef de praça, responsável pelas preparações de sua própria área – e o desenvolvimento dos pratos do menu.
O sous-chef é o segundo no comando, responde ao chef, pode ser responsável por fazer cronogramas e substitui o chef na ausência deste.
O chef sauté é o responsável pelos pratos sauté, ou salteados, e seus molhos.
O chef saucier é responsável pelos molhos – base e derivados -, fundos e sopas. É uma função que pode se combinar com outras.
O poissonier é o responsável pelos peixes, sua limpeza e pode ser responsável por seus respectivos molhos.
O rôtisseur é o responsável pelas preparações assadas e alguns molhos. Essa posição pode ser combinada com a praça de grelhados e frituras para finalização de cocções no forno.
O grillardin é o responsável pelos grelhados.
O friturier é o responsável por todas as produções fritas.
O entremetier é responsável por vegetais, tira-gostos quentes, sopas, macarrões e outras massas, ovos.
O potager e O legumier , num um sistema de brigada completo tradicional, sopas são preparadas pela praça de sopas – ou potager – e os vegetais pelo legumier.
O tournant é o coringa da cozinha, trabalha no lugar em que for preciso em toda cozinha.
O garde-manger é o responsável pelos pratos frios, saladas, tira-gostos frios, patês e similares. Essa área pode encontrar-se separada da cozinha principal.
O boucher ou açougueiro é o responsável pelo corte de carnes e aves. Pode ser responsável ocasionalmente pelo corte de peixes.
O pâtissier é o confeiteiro, responsável por todos os doces e sobremesas, frequentemente essa praça encontra-se separada da cozinha principal e pode possuir sua própria subdivisão interna.
O aboyeur recebe os pedidos e os passa para os chefs de praça. É a ultima pessoa a ver o prato antes de sair da cozinha. Essa operação pode ser realizada pelo chef ou pelo sous-chef.
O commis é o aprendiz e trabalha respondendo a um chef de praça para aprender as operações e responsabilidades.
O plounger é o ajudante, responsável pela limpeza geral e parcial dos equipamentos e utensílios, bem como a limpeza da cozinha em geral, além de efetuar a retirada do lixo.
BRIGADA DE PASTELARIA
CHEFE de PASTELARIA
SUB-CHEFE de PASTELARIA
AJUDANTE
APRENDIZ
DIVISÃO DOS GRUPOS DE PASTELARIA
MASSAS BISCUIT - utiliza-ser a massa areada para a confecção de bolos secos, massas areadas, etc.
MASSAS LÊVEDAS - fermentação antes de ir ao forno
MASSAS FOLHADAS
MASSAS CAKE - para bolos, recheios e coberturas
CREMES, RECHEIOS e MOLHOS