
CARLOS JOÃO DE OLIVEIRA BARATA
" É o labor incansável dos miseráveis que proporciona a abundância dos mais ricos."
de EÇA de QUEIRÓS em " A Cidade e as Serras "
Carlos João de Oliveira Barata, 52 anos, natural de Cabinda - Angola, com formação académica em Hiostória.
Trabalhei durante 25 anos, em Lisboa, onde habito há 40 anos, numa empresa de Corretagem de Seguros. No decurso da actividade profissional fui obtendo formação na área, em particular as promovidas pelas Companhias de Seguros sobre os produtos já existentes ou de novos que eram lançados no mercado. Entrem os 18 e os 21 anos trabalhei na área da restauração, mas no atendimento ao balcão.
A paixão pela cozinha tem sido uma constante ao longo dos anos, aproveitando para experenciar muitas vezes, em viagem, a convite ou com amigos, novos pratos e métodos, bem como cozinha de outros lugares além fronteiras. Sou uma pessoa comunicativa, curioso, bem disposta, com gosto no convívio entre amigos, de ler e aprender sobre assuntos que me despertam a curiosidade.
A nível de projectos pessoais, actualmente colaboro, uma vez por semana, numa associação de apoio aos mais carenciados recolhendo em restaurantes as sobras de comida para depois, na associação, ser embalada e entregue a cerca de 40 pessoas diariamente.
Quanto a projectos a curto e médio prazo, a formação em cozinha e pastelaria vem proporcionar conhecimentos técnicos que pretendo obter para possibilitar a realização de um projecto, há muito entre papeis numa gaveta, de desenvolver um negócio próprio na restauração.